quinta-feira, 21 de junho de 2012
Continua o ponto de interrogação em Água Nova, o que está acontecendo com as nossas gestantes?
Como é de praxe, nesses últimos três anos, o município de Água Nova vem sofrendo com inúmeros casos de mortalidade infantil. O portal Água Nova News querendo entender o real motivo de tantas crianças estarem nascendo sem vida, procuramos algumas mães que, lamentavelmente, perderam seus filhos durante o período de gestação. Em conversa com as mesmas, questionamos se elas acham que houve algum tipo de falha durante o pré-natal, em resposta a maioria disse que não, porém, sabemos que muitas das mães que entrevistamos não sabem o motivo do óbito de suas crianças, por isso, fica difícil culpar alguém.
Os líderes da pastoral da criança, que também é responsável pelo acompanhamento das gestantes, não souberam explicar o motivo de tantas mortes, pois procuraram os órgãos competentes e não obtiveram êxito com relação o caso. O portal Água Nova News, ainda sem entender o fato tentou, em várias oportunidades, marcar uma entrevista com os profissionais que estão à frente da secretária de saúde e que respectivamente são responsáveis pelo pré-natal no município, mas infelizmente os mesmos não quiseram se pronunciar a respeito do caso.
OPINIÃO:
Uma atenção pré-natal de qualidade é fundamental para a saúde materna. A atenção à mulher na gravidez e no pós-parto deve incluir ações de prevenção e promoção da saúde, além de diagnóstico o tratamento adequado dos problemas que ocorrem neste período. Diante desta situação, está clara a necessidade de esforço coletivo, de setores governamentais e não-governamentais, para a melhoria da qualidade da atenção pré-natal de nosso município.
Por isso ficam as perguntas, a quem recorrer e quantas crianças precisam morrer para alguém tomar providências?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário